Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

VEREADOR ARIEL NAVA QUER INSTITUIR PROGRAMA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CANCER DE PELE E GARANTIR A DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE PROTETOR SOLAR A POPULAÇÃO JACUTINGUENSE

Uma iniciativa interessante do Vereador Ariel Nava, entrou na ordem do dia da sessão extraordinária desta quarta-feira, 18 de dezembro, o parlamentar municipal indicou ao Poder Executivo, que seja criado o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele, pela Secretaria Municipal da Saúde e que seja instituído no calendário municipal o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele.
 O câncer de pele é responsável pela maior incidência da doença no Brasil, causando elevado número de mortes entre a população, além disso, funciona também como "porta de entrada" para o desenvolvimento de outros tipos da moléstia no organismo humano. Especialistas do setor enfatizam que a estratégia mais eficaz de combate à doença é a prevenção, baseada em alertas sobre os riscos da exposição ao sol e a respeito dos meios que podem neutralizar esses riscos.                      
   Segundo o Vereador Ariel Nava, esse é o objetivo de se instituir o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele, que teria a função de difundir de maneira ampla informações, que, infelizmente, ainda estão restritas hoje a reduzidos círculos da sociedade. 
Um dos objetivos do Programa proposto pelo vereador é que o município através da Secretaria Municipal da Saúde distribua gratuitamente à população o protetor solar, com fator de proteção solar (FPS) maior ou igual a 15. 
 “Em um primeiro momento, é necessário dar publicidade aos efeitos negativos que os raios solares podem ter sobre o corpo humano, mas apenas alertar sobre os riscos, não é suficiente. É essencial que se apontem as formas de enfrentamento a essas ameaças.Entre as soluções que conhecemos, a mais importante é o uso de protetores solares, que reduz em 85% as chances de desenvolvimento da moléstia e que precisa não apenas ser incentivado, mas ter seu acesso facilitado, pela distribuição gratuita, principalmente no verão, afinal a sempre será um instrumento eficaz para se evitar a propagação da doença, afirmou o vereador Ariel.


Um comentário: